quarta-feira, 16 de junho de 2010

REGISTRO DA EXECUÇÃO DA AULA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Na semana de 31/05 a 05/06/2010, nosso grupo aplicou com os alunos dos 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dom Orione atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de desenvolver ações que pudessem servir de conscientização e de incentivo à preservação do meio ambiente. No primeiro momento foi realizado trabalho de pesquisa em duplas no LABIN – Laboratório de Informática, em que os alunos foram orientados a acessar e navegar em alguns sites indicados como


Assim na aula do dia 31/05, mostramos aos alunos um vídeo sobre “Aquecimento Global”, comentamos que cada um deve fazer a sua parte e mostramos com auxilio do data show alguns tópicos retirada da pesquisa realizada na Wikipedia , com o objetivo de que eles se interassem mais do assunto sobre o qual iríamos tratar.

Resumindo, os alunos participaram efetivamente das atividades propostas, fazendo alguns comentários relevantes quando contamos a história. Foi comentado com os alunos que cada um deve fazer a sua parte na proteção ao Meio Ambiente, quando vários alunos disseram: “Por que a gente precisa fazer a nossa parte se tem um monte de gente que não faz a sua? Se ‘ele’ joga lixo no chão, eu também vou jogar!”.

Reafirmamos que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso fizemos questão de que as crianças assimilassem bem isso.

Ao final do nosso trabalho sentimos que fizemos a nossa parte, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.

4 comentários:

  1. Olá professora Iane!
    Aproveito este espaço para parabenizar a você e as demais colegas do Curso Eproinfo pela oportunidade de interagirmos com seus alunos dos 9º Anos aí, no Colégio Dom Orione ,por ocasião da Semana do Meio Ambiente quando a Bióloga Josilene ministrou uma Palestra sobre Impactos Ambientais.Enquanto professora de Língua Portuguesa constatei que seus alunos dominam bem as habilidades,falar ler e compreender os textos que lhes foram apresentados.Agora, vamos compartilhar um desafio e gostaria de tê-las como mediadoras...Incentivem os alunos a produzirem textos dos mais variados gêneros e que postem em meu blog para que possa avaliá-los. A temática deve abordar assuntos da realidade local...

    ResponderExcluir
  2. Olá professora, parabéns acredito que foi uma aula produtiva e muito dinâmica.
    Lindalva.

    ResponderExcluir
  3. gosto muito de vc fessora thal bjjjsss pra vc??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professo amei seu blog achei super interessante goste bastante continua postado por favor beijo continue assim

      Excluir