quarta-feira, 16 de junho de 2010

Possibilidades: Hipertexto na sala de aula.

Atividade da Unidade 2 – Hipertexto.
Iane Dias de Oliveira
Como diz o filósofo francês Pierre Lévy “o hipertexto seja uma 'tecnologia da inteligência', um modo de exteriorizar o que se passa na mente enquanto ela opera com textos, ou seja, o hipertexto seria um modelo de como se lê ou de como a mente funciona para algumas atividades.”
Segundo esse mesmo autor tem como características: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
Atualmente nesse contexto de sociedade, a relação com a linguagem tem se modificado. Com a internet as pessoas têm a possibilidade de estar o tempo todo lidando com esse meio de comunicação.
Assim, em suas pesquisas, o historiados da leitura, Roger Chartier afirma que o suporte material (papel, áudio, vídeo ou formato digital,exerce influência na relação que estabelecemos com o texto. Nesse sentido, os blogs, por exemplo, são novos gêneros com características próprias, pois é possível relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos, são os chamados hipertextos.
Percebe-se que a utilização dessa ferramenta, dá para conjugar a aprendizagem de novos gêneros com conteúdos tradicionais e de maneira nenhuma menos importantes.
Além disso, essas ferramentas digitais facilitam a edição e revisão de textos já que, por exemplo, ao deixarmos em determinada atividade o corretor ortográfico ligado, o aluno terá autonomia para corrigir erros ortográficos, desse modo aluno pode experimentar novas soluções para a elaboração de textos e com autonomia e sem necessidade de reescrever tudo de novo já que priorizará somente os erros.

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