domingo, 30 de maio de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz?

O contexto social atual nos permite evidenciar que os profissionais da educação devem atuar como mediadores da organização do conhecimento, visto que o aluno recebe informações e conhecimentos advindos de diversas áreas. Da mesma forma, nós professores fazemos parte desse contexto não sendo apenas educadores, mas também aprendizes.

Como professor e aprendiz nesse modelo de sociedade, me sinto em constante transformação, uma vez que aprendo o tempo inteiro ao modernizar e tornar minhas aulas mais dinâmicas e com foco na aprendizagem efetiva dos meus alunos.

Entendo que a educação tradicional tem perdido espaço para o avanço tecnológico que se torna cada vez mais atrativo para meus alunos e que com isso preciso procurar atualizar meus métodos de ensino na medida do possível. Isso se torna viável na medida em que vejo que não sou um docente mero repassador de conhecimento, mas sim, que atuo de uma maneira dialógica visto que permito que meu aluno também contribua para a aquisição do meu conhecimento assim como o do seu próprio. Também, priorizo métodos que sei que poderão influenciar meu aluno a ser transformador de si mesmo e de uma realidade carente de acesso, se necessário for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário